top of page

Carlota Alburquerque

COREÓGRAFA

Diretora da Terpsí Teatro de Dança, do Rio Grande do Sul. Formada em balé clássico, em 1979 recebeu bolsa para estudar na Ecolle Besso de Danse Classique, em Toulouse, na França.

Foi voluntária na base de cooperação do governo francês na atual Burkina Faso, onde criou uma escola de dança para crianças, existente até hoje.

De volta a Porto Alegre, atuou como voluntária na Santa Casa de Misericórdia, com a estimulação de bebês autistas e na terapia ocupacional de adolescentes com intoxicação de álcool e drogas, na Clínica Pinel.

Durante o curso de Psicologia (PUC/RS), concluiu estudo de caso com crianças psicóticas e anoréxicas na Unidade Infantil Melanie Klein, do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Carlota trabalhou com diversas companhias gaúchas, com destaque para a Terra Cia. de Dança do RS, da qual também é cofundadora. A companhia Terra foi um marco histórico da dança cênica gaúcha, com apresentações em praças públicas, ginásios, presídios e hospitais, além de teatros e lonas de circo, tendo realizado 431 apresentações no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Em 1987, funda a Terpsí Teatro de Dança, atuando como coreógrafa e diretora. Participou do projeto Descentralização da Cultura, de 1999 a 2002, realizando encontros com o teatro e a dança, além de mostras de criação. Foi também organizadora e curadora da Mostra Internacional I Usina Brasil Telecom de Dança, realizada em Porto Alegre, em 2001.

Atualmente, é coreógrafa residente do Terpsí Teatro de Dança. Desde 2006, se dedica à criação do Centro de Estudos Coreográficos Terpsí, um espaço para a pesquisa, experimentação, diálogo e reflexão sobre Dança.

 

24 anos de invenção teatral

apresenta

bottom of page